Nepso - Um projecto orientado para o desenvolvimento de uma cidadania activa
A Fundação Vox Populi tem, de entre outros, o objectivo de promover o uso pedagógico dos estudos de opinião e estimular os jovens nas escolas e nas universidades, para a utilização dos instrumentos de recolha de opinião pública. O projecto NEPSO – Escola Opinião, baseia-se numa metodologia de ensino que propõe o uso dos estudos de opinião como instrumento pedagógico para incrementar a literacia, aumentando os conhecimentos, a capacidade de interpretação dos mesmos, a tomada de consciência e a mudança de atitude dos alunos através de uma forma activa e participativa. É um projecto pluridisciplinar para ser desenvolvido nas escolas por professores e alunos do ensino básico e/ou secundário, envolvendo diversos professores de diferentes disciplinas, os alunos, a comunidade em que a escola está inserida, o país a que pertence e a comunidade NEPSO que promove o programa. É um projecto desenvolvido em parceria com o Instituto Paulo Montenegro que o criou e desevolveu no Brasil há 9 anos.
Arranca o Programa NEPSO 2011, em Portugal
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Foi no passado sábado 15 de Janeiro de 2011, na Escola Alemã, em Telheiras, que foi dado o pontapé de saída do projecto NEPSO, promovido, em Portugal, pela Fundação Vox Populi.
Para participar nesta primeira sessão de formação, estiveram cerca de 80 professores que vieram de todo o país, alguns deles obrigados a cansativas e longas viagens. As instalações onde se realizou o encontro eram óptimas, o ambiente era o melhor, havia boa disposição e vontade de aprender.
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Aberta a sessão e depois de dadas as boas vindas e introduzido o tema pela Dra. Paula Queirós, foi a vez do Presidente da Fundação Vox Populi nos falar da razão de ser do projecto. Contou a sua experiencia de longos anos na actividade de pesquisa de mercado e de opinião. Falou dos tempos iniciais que remetem para a formação da Marktest, e enunciou os propósitos da Fundação que ele criou juntamente com a sua mulher: a utilização da opinião ao serviço da cidadania, colocando um ênfase para a sustentabilidade.
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Referiu-se aos projectos de pesquisa que são o objecto do programa NEPSO, e tentou mostrar aos professores que não é preciso ser especialista nem dominar a estatística para ter sucesso na realização destes projectos do programa NEPSO. Empenho, trabalho e bom senso são a parte mais importante.
A representante do Ministério da Educação, Dra. Dalila Baptista, realçou a importância da opinião nas sociedades democráticas onde nos inserimos, e deixou expresso o interesse do seu departamento neste tipo de iniciativas.
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Foi depois o momento de falar da organização do programa NEPSO deste ano; dos projectos dos seus objectivos, das fases que o integram e dos timings previstos.
A directora do Instituto Paulo Montenegro, no Brasil, onde se iniciou este programa, saudou, num vídeo gravado, os presentes e desejou-lhes sucesso. Foi também mostrado, num vídeo, um exemplo brasileiro onde era evidente a alegria e ao ambiente festivo dos participantes.
O Dr. Tomé Gil da escrita Digital, apresentou o projecto do novo site, que se espera estar desenvolvido, no final de Janeiro, e que vai ser a plataforma central onde se vão desenvolver todos os projectos.
Seguiu-se o almoço, um momento de convívio para todos os participantes deste encontro.
Na parte da tarde tivemos o privilégio de ouvir o presidente da Apodemo, que duma forma por vezes divertida, falou sobre a sua experiência pessoal, e destacou os aspectos de ética e deontologia que devem se observados em qualquer projecto de pesquisa de opinião: o respeito pelo entrevistado, pelo anonimato e a confidencialidade dos dados. Sem esquecer os cuidados especiais que se devem ter ao entrevistar crianças. Relatou situações por ele vividas, algumas bem curiosas, e deixou nos presentes a vontade de prosseguir nesta actividade.
A Dra. Bárbara Gomes que dirige uma área de estudos na Marktest que inclui os estudos de opinião, falou das sondagens políticas, da sua história e da sua experiência pessoal.
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Destacou a importância de detalhar todos os procedimentos que devem ser registados num a ficha técnica, e mostrou as várias fases do estudo desde a preparação, o questionário, a supervisão, a validação e o processamento dos resultados e, finalmente a sua publicação na imprensa, quando os resultados se tornam públicos. Realçou a importância destes estudos ganharem importância, quando são feitos regularmente, com uma metodologia permanente.
Depois de um “coffe break” seguiu-se a formação propriamente dita, em que a Dra. Paula e o Dr. Luís Queirós apresentaram os primeiros módulo que dizem respeito a:
1. Escolha do tema, seu enquadramento definição dos objectivos genéricos e detalhados
2. Definição do Universo
3. Desenho e selecção da amostra
4. Definição da metodologia de inquirição a utilizar
5. Questionário
6. Pré-teste
Muito mais haveria para falar, mas a muito dos professores ainda esperava um longo caminho de regresso. Foi o tempo das despedidas com a promessa de que a próxima acção de formação terá lugar mais a norte.
Nesta primeira acção não podemos deixar de destacar o ambiente e o profissionalismo dos elementos da Escola Alemã e do serviço de almoços e cafés.
Foi também importante o apoio da ART (Associação de Residentes de Telheiras)
Agora é tempo de começar a trabalhar.
E nada melhor do que começar por aprofundar o tema e detalhar os objectivos.
Até breve e
Bom trabalho!
Nepso Escola- Opinião 2010/2011 - "100 estudos de opinião"
A Fundação Vox Populi tem o prazer de anunciar o nome das 100 candidaturas que foram aceites para desenvolverem o projecto Nepso Escola-Opinião 2010/2011.
São 100 os projectos que serão desenvolvidos ao longo deste ano lectivo.
Estes 100 projectos abrangem 61 escolas, mais de 1800 alunos, mais de 170 professores,
36 turmas do Secundário , 60 do Básico e ainda 3 do CEF e 1 do EFA.
Espalham-se por todo o país, desde Boticas a Portimão.
Parabéns a todos!
As candidaturas aceites são:
Ø Águas Santas
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Ø Violência Doméstica
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Ø Novos Horizontes
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Ø Desenvolvimento sustentável: A agricultura biológica na hotelaria
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Ø Azogla
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Ø Azogla 2
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Ø Cidadania Consentida
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Ø Hábitos alimentares dos estudantes portugueses
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Ø Projectágua- 8
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Ø Projectágua- 9
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Ø A sexualidade na juventude, na idade adulta e na 3.ª Idade
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Ø As diferenças culturais da sociedade espinhense
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Ø As redes sociais: Impacto na sociedade espinhense
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Ø A pobreza em Espinho
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Ø Comunicólogos
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Ø Conhecer para Agir!
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Ø Geração maquina ou não?
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Ø Gestão ou Confusão?
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Ø O ambiente: Desenvolvimento Sustentável
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Ø As Novas Tecnologias na Escola Básica de Aver-o-Mar
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Ø O ambiente e a sustentabilidade na Escola Básica de Aver-o-Mar
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Ø A eficiência energética na Escola Básica de Aver-o-Mar
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Ø A cidadania na Escola Básica de Aver-o-Mar
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Ø A segurança na Escola Básica de Aver-o-Mar
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Ø Promoção da cidadania entre os jovens
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Ø A violência na minha escola
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Ø Pedra
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Ø Para uma escola sem violência
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Ø Abra o seu coração
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Ø Viagem pela Ciência – respirar ciência
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Ø Alimentação saudável – hábitos da nossa gente
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Ø Vandalismo no Caramulo: do património à cidadania
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Ø Património Construído da Serra do Caramulo: conhecer, para valorizar e preservar
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Ø Sacoff
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Ø Feira do Teu Futuro
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Ø Pratique Desporto, Seja Saudável
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Ø ACCR
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Ø Discriminação em meio escolar
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Ø Internet Segura
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Ø Idade a quanto obrigas?!
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Ø Tecnologia e interacção social
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Ø Valores em tempos de crise
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Ø Um olhar pelo próximo
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Ø Empregabilidade das TIC no Vale do Ave
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Ø O que é ser cidadão?... Somos verdadeiramente cidadãos?”
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Ø E que tal vai a Matemática?
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Ø Adopção de crianças por casais homossexuais
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Ø O jornal em pessoa (Clube do Jornal Escolar)
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Ø Estudo de satisfação dos utentes do refeitório da escola
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Ø Bairro Padre Cruz, que opinião?
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Ø Ás(nos) ao volante?!
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Ø Cármen Sandra Gomes Mila
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Ø Saramago 12F
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Ø IMC-Castêlo
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Ø ESCMaia_nepso
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Ø Expectativas Face à Escola
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Ø ESAG.10.F
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Ø 12º G_Majories
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Ø Melhor cidadania
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Ø G18 + 1
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Ø EB 2/3 de Paredes VS Tabagismo
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Ø Tabaco…longe da vista, longe do coração!
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Ø Amigos, amigos; tabaco à parte!
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Ø Por favor MUDE - Valores Sociais em crise
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Ø As GGT
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Ø Os Guerreiros - JJCRS
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Ø Bússolas e Velas
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Ø Conhecer para intervir
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Ø Social mais transparente
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Ø Acesso aos bens culturais e patrimoniais em S. Pedro da Cova
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Ø Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino
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Ø O Mundo das fobias
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Ø Colégio Miramar
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Ø O óleo é no oleão
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Ø Impressões digitais
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Ø Relações entre Pais e Filhos
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Ø Conhecer melhor a Escola?
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Ø Somos verdes?
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Ø Nadar com Opinião!
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Ø Não Fumar é o que está a dar
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Ø Quero ser um Às na Escola?
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Ø Pioneiros do Trigal
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Ø Viagem na Minha Terra
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Ø S. Gonçalo, o nosso Porto de Abrigo 1
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Ø S. Gonçalo, o nosso Porto de Abrigo 2
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Ø S. Gonçalo, o nosso Porto de Abrigo 3
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Ø S. Gonçalo, o nosso Porto de Abrigo 4
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Ø S. Gonçalo, o nosso Porto de Abrigo 5
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Ø S. Gonçalo, o nosso Porto de Abrigo 6
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Ø A Escola Corresponde às Expectativas dos Jovens do Século XXI?
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Ø Os Desordem
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Ø Maior Cidadania=> Maior Sucesso
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Ø A Nossa Opinião CONTA… 8E
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Ø A Nossa Opinião CONTA… 8F
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Ø Muda de Vida
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Ø Um estudo de opinião ao serviço dos famalicenses
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Ø A violência em meio escolar
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Ø Saber mais sobre Educação Sexual
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Ø A Nossa Voz sobre a Actualidade
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Ø Cidadãos do mundo
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Em breve daremos notícias sobre os próximos passos
A Fundação Vox Populi
A Fundação Vox Populi desafia escolas a realizarem estudos de Opinião
No âmbito da promoção do uso pedagógico dos estudos de Opinião e do incentivo à cidadania, a Fvp lança o concurso Nepso – Escola-Opinião, em parceria com o Instituto Paulo Montenegro, destinado a alunos do 3º ciclo e Secundário nas diferentes modalidades.
Os alunos são desafiados a organizarem-se em grupos, ou turmas e, sob a orientação de um professor, desenvolverem um projecto de estudo de opinião, focado em aspectos de âmbito curricular ou comunitário. Pode ser levado a cabo um estudo de opinião sobre um tema que já tenha sido identificado e já esteja a ser trabalhado no âmbito de uma disciplina ou área de projecto.
Pretende-se, deste modo, estimular nos jovens a capacidade de análise e interpretação de dados e a tomada de consciência das realidades envolventes.
Ao estudo de opinião premiado, por um júri nacional, serão atribuídos 5.000 euros e uma viagem ao Brasil (para um professor e um aluno), que contempla a participação no congresso anual do Instituto Paulo Montenegro – IBOPE UNESCO, que reúne educadores, estudantes e académicos de diversas partes da América Latina e da Europa envolvidos no programa “Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião”
As candidaturas estão abertas até dia 26 de Novembro de 2010. Para concorrerem terão que preencher um formulário e enviá-lo através do email geral@fvp.pt, bastando referir no assunto o Prémio Nepso Escola Opinião 2010/2011.
Ver regulamento e fazer download do formulário de inscrição: Premio escola Opinião 2010 2011
formulario de candidatura 2010 201
Será comunicado, através do site da Fundação Vox Populi, o nome de todas as candidaturas aceites. Depois, é só desenvolverem os estudos ao longo do ano lectivo e apresentá-los no final.
O anúncio do estudo de opinião vencedor será feito uma semana após o término da apresentação de todos os trabalhos e da avaliação dos mesmos por um júri de cinco elementos.
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