Prémio Ribacôa - Quem Ganhou (2010-03-21 19:06:19)
Prémio Ribacôa
- Âmbito de acção da Fundação Vox Populi
A Fundação Vox Populi tem, entre outros, como âmbito da sua acção:
“Promover o estudo das questões relacionadas com a sustentabilidade do desenvolvimento, mormente as relativas ao clima, à energia e à poluição” Estatutos da Fundação Vox Populi
“Conceder apoios e bolsas de estudo e instituir prémios, designadamente nas áreas dos Estudos de opinião e do desenvolvimento sustentável” Estatutos da Fundação Vox Populi
No contexto da realidade portuguesa actual, com a população envelhecida e sem actividades produtivas relevantes, os concelhos do interior do país, em particular os da raia beirã estão economicamente debilitados
Torna-se urgente começar a delinear uma estratégia que sirva para os recuperar. Há que fazer o diagnóstico e começar perspectivar o futuro.
Almeida é apenas um exemplo dessa interioridade e dessa problemática.
A Fundação Vox Populi cujo instituidor é natural do concelho de Almeida, pretende fomentar a investigação sobre esta temática.
Com base nestes pressupostos a Fundação Vox Populi instituiu este Prémio Ribacôa
“ Almeida, o passado e as perspectivas de futuro. “
- Concorreram 4 candidaturas, todas elas de grande interesse e valor:
- Almeida – Identidade, Património e Desenvolvimento Sustentável
- Estratégias de Optimização de recursos em territórios envelhecidos de baixa densidade
- Turismo em Espaço Rural – Eixo estratégico para o desenvolvimento sustentado das Encostas da Fonte Santa
- A Auto-suficiência e Desenvolvimento Sustentáveis do Município de Almeida
No passado dia 30 de Novembro reuniu, em Almeida, o Júri para deliberar sobre a atribuição do prémio Ribacôa. A reunião teve lugar, pelas 10 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho e estiveram presentes todos os membros do Júri:
- Luís Queirós, em representação da Fundação Vox Populi, que presidiu
- José Alberto Morgado em representação da Câmara Municipal de Almeida
- Telmo Cunha em representação da Associação dos Amigos de Almeida
- Fernando Tristany, professor universitário, membro cooptado
- Maria José Diniz da Fonseca, directora da ASTA, membro cooptado
Participou na reunião a administradora da fundação Vox Populi, Paula Queirós , que secretariou.
Logo no inicio da sessão, o júri congratulou-se pela facto de se terem apresentado a concurso quatro candidaturas, todas elas de elevado nível.
Pela secretária da reunião foram apresentadas sumariamente as candidaturas, as quais já eram do conhecimento prévio do júri a quem tinham sido remetidas para apreciação no dia 3 de Novembro de 2009.
Foi proposto pelo presidente do Júri que se fizesse uma apreciação multicritério de cada uma das candidaturas o que foi aprovado. Foram definidos os seguintes critérios para valorização das candidaturas
1- Enquadramento nos objectivos do Concurso
2- Abrangência geográfica
3- Originalidade
4- Importância do Prémio para o desenvolvimento do projecto
5- Interesse para o concelho
Foi decidido que a cada candidatura seria atribuída uma nota de 1 a 5 relativamente a cada critério. Por proposta apresentada pelo jurado Fernando Tristany foi ainda decidido que cada membro do Júri valorizasse os critérios utilizados de modo a introduzir, desta forma, um factor de ponderação individual na nota atribuída a cada critério.
O júri deliberou ainda que , após esta apreciação quantitativa e caso não existisse consenso, poderia voltar a reanalisar o mérito das candidaturas, sempre com o objectivo de criar o máximo consenso na decisão a tomar.
Cada membro do júri teve a oportunidade de justificar as suas opções e comentar as razões para atribuição das notas respectivas.
No final e em presença da apreciação e da discussão que se arrastou por cerca de duas horas foi decidido, por unanimidade, atribuir o premio à seguinte candidatura:
"A Auto-suficiência e Desenvolvimento Sustentáveis do Município de Almeida"
O júri atribuiu uma menção honrosa a todas as outras três candidaturas apresentadas, tendo em conta o interesse e o valor de cada uma.
O júri deliberou ainda que se transmitisse a todos os candidatos o apreço pelas candidaturas e incentivou as entidades promotoras a dar continuidade a esta iniciativa.
As três candidaturas apresentadas foram as seguintes:
"Almeida – Identidade, Património e Desenvolvimento Sustentável"
Autor: Ana Margarida Portela Domingues - Doutorada em História de Arte/Investigadora do CEPESE (Centro de estudos de População, Economia e Sociedade - Universidade do Porto)
"Estratégias de Optimização de recursos em territórios envelhecidos de baixa densidade"
Autor: CET – Centro de Estudos Territoriais - Tendo como Coordenador o investigador Sérgio Caramelo - Professor Universitário e membro efectivo do CET
"O Turismo em Espaço Rural – Eixo estratégico para o desenvolvimento sustentado das Encostas da Fonte Santa"
Autor: ADEFS – Associação de Desenvolvimento das Encostas da Fonte Santa - Grupo de Almeidenses, alguns proprietários de terrenos situados nas encostas/áreas rurais envolvente às termas da Fonte Santa
|