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Nepso - Escola Opinião

 

Nepso - Um projecto orientado para o desenvolvimento de uma cidadania activa

A Fundação Vox Populi tem, de entre outros, o objectivo de promover o uso pedagógico dos estudos de opinião e estimular os jovens nas escolas e nas universidades, para a utilização dos instrumentos de recolha de opinião pública.

O projecto NEPSO – Escola Opinião, baseia-se numa metodologia de ensino que propõe o uso dos estudos de opinião como instrumento pedagógico para incrementar a literacia, aumentando os conhecimentos, a capacidade de interpretação dos mesmos, a tomada de consciência e a mudança de atitude dos alunos através de uma forma activa e participativa.

É um projecto pluridisciplinar para ser desenvolvido nas escolas por professores e alunos do ensino básico e/ou secundário, envolvendo diversos professores de diferentes disciplinas, os alunos, a comunidade em que a escola está inserida, o país a que pertence e a comunidade NEPSO que promove o programa.

É um projecto desenvolvido em parceria com o Instituto Paulo Montenegro que o criou e desevolveu no Brasil há 9 anos.

 

 


 

Arranca o Programa NEPSO 2011, em Portugal

 

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Foi no passado sábado 15 de Janeiro de 2011, na Escola Alemã, em Telheiras, que foi dado o pontapé de saída do projecto NEPSO, promovido, em Portugal, pela Fundação Vox Populi.

Para participar nesta primeira sessão de formação, estiveram cerca de 80 professores que vieram de todo o país, alguns deles obrigados a cansativas e longas viagens. As instalações onde se realizou o encontro eram óptimas, o ambiente era o melhor, havia boa disposição e vontade de aprender.

Aberta a sessão e depois de dadas as boas vindas e introduzido o tema pela Dra. Paula Queirós, foi a vez do Presidente da Fundação Vox Populi nos falar da razão de ser do projecto.  Contou a sua experiencia de longos anos na actividade de pesquisa de mercado e de opinião. Falou dos tempos iniciais que remetem para a formação da Marktest, e enunciou os propósitos da Fundação que ele criou juntamente com a sua mulher: a utilização da opinião ao serviço da cidadania, colocando um ênfase para a sustentabilidade.


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Referiu-se aos projectos de pesquisa que são o objecto do programa NEPSO, e tentou mostrar aos professores que não é preciso ser especialista nem dominar a estatística para ter sucesso na realização destes projectos do programa NEPSO. Empenho, trabalho e bom senso são a parte mais importante.

A representante do Ministério da Educação, Dra. Dalila Baptista, realçou a importância da opinião nas sociedades democráticas onde nos inserimos, e deixou expresso o interesse do seu departamento neste tipo de iniciativas.

Foi depois o momento de falar da organização do programa NEPSO deste ano; dos projectos dos seus objectivos, das fases que o integram e dos timings previstos.

A directora do Instituto Paulo Montenegro, no Brasil, onde se iniciou este programa, saudou, num vídeo gravado, os presentes e desejou-lhes sucesso. Foi também mostrado, num vídeo, um exemplo brasileiro onde era evidente a alegria e ao ambiente festivo dos participantes.


O Dr. Tomé Gil da escrita Digital, apresentou o projecto do novo site, que se espera estar desenvolvido, no final de Janeiro, e que vai ser a plataforma central onde se vão desenvolver todos os projectos.


Seguiu-se o almoço, um momento de convívio para todos os participantes deste encontro.


Na parte da tarde tivemos o privilégio de ouvir o presidente da Apodemo, que duma forma por vezes divertida, falou sobre a sua experiência pessoal, e destacou os aspectos de ética e deontologia que devem se observados em qualquer projecto de pesquisa de opinião: o respeito pelo entrevistado, pelo anonimato e a confidencialidade dos dados. Sem esquecer os cuidados especiais que se devem ter ao entrevistar crianças. Relatou situações por ele vividas, algumas bem curiosas, e deixou nos presentes a vontade de prosseguir nesta actividade.

A Dra. Bárbara Gomes que dirige uma área de estudos na Marktest que inclui os estudos de opinião, falou das sondagens políticas, da sua história e da sua experiência pessoal.

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Destacou a importância de detalhar todos os procedimentos que devem ser registados num a ficha técnica, e mostrou as várias fases do estudo desde a preparação, o questionário, a supervisão, a validação e o processamento dos resultados e, finalmente a sua publicação na imprensa, quando os resultados se tornam públicos. Realçou a importância destes estudos ganharem importância, quando são feitos regularmente, com uma metodologia permanente.


Depois de um “coffe break” seguiu-se a formação propriamente dita, em que a Dra. Paula e o Dr. Luís Queirós  apresentaram os primeiros módulo que dizem respeito a:


1.       Escolha do tema, seu enquadramento definição dos objectivos genéricos e detalhados

2.       Definição do Universo

3.       Desenho e selecção da amostra

4.       Definição da metodologia de inquirição a utilizar

5.       Questionário

6.       Pré-teste

Muito mais haveria para falar, mas a muito dos professores ainda esperava um longo caminho de regresso. Foi o tempo das despedidas com a promessa de que a próxima acção de formação terá lugar mais a norte.

Nesta primeira acção não podemos deixar de destacar o ambiente e o profissionalismo dos elementos da Escola Alemã e do serviço de almoços e cafés.


 Foi também importante o apoio da ART (Associação de Residentes de Telheiras)


Agora é tempo de começar a trabalhar.

E nada melhor do que começar por aprofundar o tema e detalhar os objectivos.


Até breve e

Bom trabalho!

 


Nepso Escola- Opinião 2010/2011  - "100 estudos de opinião"

 

A Fundação Vox Populi tem o prazer de anunciar o nome das 100 candidaturas que foram aceites para desenvolverem o projecto Nepso Escola-Opinião 2010/2011.

 

São 100 os projectos que serão desenvolvidos ao longo deste ano lectivo.

 

Estes 100 projectos abrangem 61 escolas, mais de 1800 alunos,  mais  de 170 professores,

36 turmas do Secundário , 60 do Básico e ainda 3 do CEF e 1 do EFA.

Espalham-se por todo o país, desde Boticas a Portimão.

 

Parabéns a todos!

 

 

As candidaturas aceites são:

 

Ø  Águas Santas

Ø  Violência Doméstica

Ø  Novos Horizontes

Ø  Desenvolvimento sustentável: A agricultura biológica na hotelaria

Ø  Azogla

Ø  Azogla 2

Ø  Cidadania Consentida

Ø  Hábitos alimentares dos estudantes portugueses

Ø  Projectágua- 8

Ø  Projectágua- 9

Ø  A sexualidade na juventude, na idade adulta e na 3.ª Idade

Ø  As diferenças culturais da sociedade espinhense

Ø  As redes sociais: Impacto na sociedade espinhense

Ø  A pobreza em Espinho

Ø  Comunicólogos

Ø  Conhecer para Agir!

Ø  Geração maquina ou não?

Ø  Gestão ou  Confusão?

Ø  O ambiente: Desenvolvimento Sustentável

Ø  As Novas Tecnologias na Escola Básica de Aver-o-Mar

Ø  O ambiente e a sustentabilidade na Escola Básica de Aver-o-Mar

Ø  A eficiência energética na Escola Básica de Aver-o-Mar

Ø  A cidadania na Escola Básica de Aver-o-Mar

Ø  A segurança na Escola Básica de Aver-o-Mar

Ø  Promoção da cidadania entre os jovens

Ø  A violência na minha escola

Ø  Pedra

Ø  Para uma escola sem violência

Ø  Abra  o seu coração

Ø  Viagem pela Ciência – respirar ciência

Ø  Alimentação saudável – hábitos da nossa gente

Ø  Vandalismo no Caramulo: do património à cidadania

Ø  Património Construído da Serra do Caramulo: conhecer, para valorizar e preservar

Ø  Sacoff

Ø  Feira do Teu Futuro

Ø  Pratique Desporto, Seja Saudável

Ø  ACCR

Ø  Discriminação em meio escolar

Ø  Internet Segura

Ø  Idade a quanto obrigas?!

Ø  Tecnologia e interacção social

Ø  Valores em tempos de crise

Ø  Um olhar pelo próximo

Ø  Empregabilidade das TIC no Vale do Ave

Ø  O que é ser cidadão?... Somos verdadeiramente cidadãos?”

Ø  E que tal vai a Matemática?

Ø  Adopção de crianças por casais homossexuais

Ø  O jornal em pessoa (Clube do Jornal Escolar)

Ø  Estudo de satisfação dos utentes do refeitório da escola

Ø  Bairro Padre Cruz, que opinião?

Ø  Ás(nos) ao volante?!

Ø  Cármen Sandra Gomes Mila

Ø  Saramago 12F

Ø  IMC-Castêlo

Ø  ESCMaia_nepso

Ø  Expectativas Face à Escola

Ø  ESAG.10.F

Ø  12º G_Majories

Ø  Melhor cidadania

Ø  G18 + 1

Ø  EB 2/3 de Paredes VS Tabagismo

Ø  Tabaco…longe da vista, longe do coração!

Ø  Amigos, amigos; tabaco à parte!

Ø  Por favor MUDE - Valores Sociais em crise

Ø  As GGT

Ø  Os Guerreiros - JJCRS

Ø  Bússolas e Velas

Ø  Conhecer para intervir

Ø  Social mais transparente

Ø  Acesso aos bens culturais e patrimoniais em S. Pedro da Cova

Ø  Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino

Ø  O Mundo das fobias

Ø  Colégio Miramar

Ø  O óleo é no oleão

Ø  Impressões digitais

Ø  Relações entre Pais e Filhos

Ø  Conhecer melhor a Escola?

Ø  Somos verdes?

Ø  Nadar com Opinião!

Ø  Não Fumar é o que está a dar

Ø  Quero ser um Às na Escola?

Ø  Pioneiros do Trigal

Ø  Viagem na Minha Terra

Ø  S. Gonçalo, o nosso Porto de Abrigo 1

Ø  S. Gonçalo, o nosso Porto de Abrigo 2

Ø  S. Gonçalo, o nosso Porto de Abrigo 3

Ø  S. Gonçalo, o nosso Porto de Abrigo 4

Ø  S. Gonçalo, o nosso Porto de Abrigo 5

Ø  S. Gonçalo, o nosso Porto de Abrigo 6

Ø  A Escola Corresponde às Expectativas dos Jovens do Século XXI?

Ø  Os Desordem

Ø  Maior Cidadania=> Maior Sucesso

Ø  A Nossa Opinião CONTA… 8E

Ø  A Nossa Opinião CONTA… 8F

Ø  Muda de Vida

Ø  Um estudo de opinião ao serviço dos famalicenses

Ø  A violência em meio escolar

Ø  Saber  mais sobre Educação Sexual

Ø  A Nossa Voz sobre a Actualidade

Ø  Cidadãos do mundo

 

 

 

Em breve daremos notícias  sobre os próximos passos

 

A Fundação Vox Populi

 

 

 


 


A Fundação Vox Populi  desafia escolas a realizarem estudos de Opinião


No âmbito da promoção do uso pedagógico dos estudos de Opinião e do incentivo à cidadania, a Fvp lança o concurso Nepso – Escola-Opinião,  em parceria com o Instituto Paulo Montenegro, destinado a alunos do 3º ciclo e Secundário nas diferentes modalidades.

Os alunos são desafiados a organizarem-se em grupos, ou turmas  e, sob a orientação de um professor, desenvolverem um projecto de  estudo de opinião, focado em aspectos de âmbito curricular ou comunitário. Pode ser levado a cabo um estudo de opinião sobre um tema que já tenha sido identificado e já esteja a ser trabalhado no âmbito de uma disciplina ou área de projecto.

Pretende-se, deste modo, estimular nos jovens a capacidade de análise e interpretação de dados e a tomada de consciência das realidades envolventes.

Ao estudo de opinião premiado, por um júri nacional, serão atribuídos 5.000 euros e uma viagem ao Brasil (para um professor e um aluno), que contempla a participação no congresso anual do Instituto Paulo Montenegro – IBOPE UNESCO, que reúne educadores, estudantes e académicos de diversas partes da América Latina e da Europa envolvidos no programa “Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião”

 

As candidaturas estão abertas até dia 26 de Novembro de 2010. Para concorrerem  terão  que  preencher um formulário  e enviá-lo através do email geral@fvp.pt,  bastando referir no assunto o Prémio Nepso Escola Opinião  2010/2011.

Ver regulamento e fazer download do formulário de inscrição: Premio escola Opinião 2010 2011  

                                                                                       formulario de candidatura 2010 201

Será comunicado,  através do site da Fundação Vox  Populi, o nome de todas  as candidaturas aceites. Depois, é só desenvolverem  os estudos ao longo do ano lectivo e apresentá-los no final.

 O anúncio do estudo de opinião vencedor será feito uma semana após o término da apresentação de todos os trabalhos e da avaliação dos mesmos por um júri de cinco elementos.

 





Última actualização: 2011-02-09 15:54:49
 


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